Um dos itens elétricos mais impotantes em um veículo chama-se:fusível.Ele protege todo o sistema elétrico contra possíveis danos que sem ele seriam inevitáveis.Mais existe muita dúvida que gira em torno desse componente.Qual o verdadeiro papel de um fusível?Ele queimou,posso trocar?existe diferença entre um ou outro fusível?
Bem, inicialmente vou falar como ele funciona.O fusível automotivo mais comum é um componente feito basicamente de plástico e uma liga de metal(geralmente chumbo e cobre).Na sua confecção o fusível é feito para se romper internamente caso o sistema sofra sobrecarga ou curto circuito na fiação.Dependendo do caso a simples troca resolve o problema,mas há situações em que deve-se primeiro descobrir a causa da queima para só então fazer a substituição.Devemos sempre respeitar a amperagem do fusivel(capacidade de carga que pode passar por ele).E nunca colocar um fusível maior que o permitido.
As cores são indicativos de sua amperagem:O âmbar de 5 amperes,o vermelho de 10,o amarelo de 20,o verde de 30 e o transparente de 25
Como reconhecer um fusível queimado.
Veja abaixo um fusível em perfeito estado
Note que no centro do fusível tem uma tira de metal inteira.
Agora veja um fusível queimado:
A mesma tira de metal está rompida.
Em hipótese alguma deve-se fazer o que mostra a foto abaixo,sob risco de até incendiar seu veículo:
Caso a fiação esteja em curto circuito esse fio demora mais tempo para se romper que a liga de metal e pode provocar perca da fiação e até incendio no veículo.Todos os veículos possuem no manual do proprietário as localizações e especificações dos fusíveis,sendo bastante úteis no caso de pane elétrica.E se mesmo após a troca o fusível continuar a queimar,não insista,pois há indicio de problemas na fiação e o fusível só está fazendo o papel de proteção a que ele foi destinado.Até mais...
By Preto.
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