Com a era dos motores Bi-combustível veio tambem a dúvida : melhor usar álcool ou gasolina?Cada combustível tem sua particularidade.A gasolina é melhor na partida á frio e é mais econômica no que diz respeito ao consumo.Já o álcool não polui o ambiente nem as partes internas do motor,dá mais potência ao motor,mas em compensação consome mais,é corrosivo (devido a hidratação do mesmo).Em relação á economia tem que se levar em conta o preço dos dois.Para que compense a colocação de álcool ele deve estar no mínimo 30% mais barato que a gasolina.Outro detalhe pra quem possui carro Flex é na hora de mudar de combustível.Diariamente recebo em minha oficina veículos sem funcionar pelo simples fato do cliente ter mudado repentinamente de combustível.O ECM ,módulo que gerencia a injeção de combustível possui em sua memória dados referentes a queima de cada combustível.O que define qual combustível está sendo queimado são dois parâmetros principais:o sinal do medidor de combustível e o sensor de O2 (sonda lambda).Quando se abastece há mudança de sinal no medidor de combustível fazendo com que o módulo se prepare para mudar o combustível ou não.O fato é que se mudar totalmente o combustível,por exemplo era 100 % gasolina e mudou para 100 % alcool o veículo precisaria de pelo menos 10 km rodados para reconhecer o novo combustível.O costume de se abastecer próximo de casa e geralmente quando se volta do trabalho faz com que o veículo não tenha condições de reconhecer o combustível e pela manhã o veiculo não funciona ou por encharcamento ou por deficiencia de combustível.Eu vejo esse fenômeno quase que diariamente na minha oficina.O simples ato de písar fundo no pedal do acelerador faz com que o veículo volte a funcionar,sendo essa solução paliativa pois o mesmo não deve em condições normais funcionar dessa forma.Mais dúvidas é só perguntar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário