O sensor na verdade é um mini gerador de tensão,onde transforma energia química em elétrica.Como?O sensor de oxigênio é constituído por um corpo cerâmico á base de zircônio recoberto por uma pequena camada de platina.A parte externa de zircônio fica exposta aos fluxos dos gases do escapamento,enquanto a parte interna fica em contato com o ar ambiente,onde a taxa de oxigênio da atmosfera é sempre 21%.Essa diferença de oxigênio associado aos metais reagentes gera uma pequena tensão que pode variar de 0 a 1000 mv.Com isso o módulo calcula se a queima está dentro dos padrões e as emissões dentro dos valores aceitáveis.Isso gera melhor queima do combustível,economia,menor emissão de poluentes,maior potência no motor.E quando ele falha o que acontece?Primeiramente o sistema de injeção emite um alerta através da lâmpada de anomalia que fica acesa.Nesse caso os valores do sensor são ignorados e substituídos por um valor pré-determinado na memória do módulo.Isso se faz necessário para que você possa levar até uma oficina pra providenciar o conserto.Lembre-se que nessa condição o consumo fica elevadíssimo e o motor sem a potência real.Deve -se tomar cuidado também de não prejudicar o catalisador já que essa peça tem um custo elevadíssimo,pois na sua composição existe fragmentos minúsculos de ouro.A recomendação é:acendeu a luz de anomalia deve-se procurar uma oficina especializada o mais rápido possível.Até a próxima!
Blog que trata de assuntos relacionados a automóveis,com linguagem bem popular a fim de esclarecer dúvidas e mostrar como funciona algumas peças .
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Sensor de Oxigênio (sonda lambda).Qual sua função na injeção eletrônica?
A injeção eletrônica envolve um sistema muito complexo envolvendo sensores,atuadores,módulos e etc.Vamos falar de um desses sensores que por sinal tem um papel muito importante na otimização da queima de combustível.O sensor de oxigênio ou sonda lambda é responsável por medir a quantidade de oxigênio que sai no escapamento,determinado assim o pulso de injeção que pode ser aumentado ou diminuído dependendo desse sinal.Pra entender melhor vou explicar como funciona esse sensor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
boa noite ,qual sua opinião sobre alongador de sonda lambda, uns dizem que alongando ela existe a possibilidade de ecomonia de ate 15% de combustivel isto procede ou não
Tenho um corsa frente de montana 2006 1.8 ele é difici de dar partoda no etanol
Primeiro respondendo a Natal na pergunta acima:Esse alongador a que você se refere na verdade é um simulador.Ele "engana" o módulo ECM alterando o pulso de injeção.Tanto pode dar uma potência a mais no motor como uma certa economia.A questão é que altera os valores de saída de gases poluentes,sendo portanto proibido legalmente e no caso de sua localidade exigir um laudo de saída de gases ele não passará nos testes.Portanto acredito não compensar.Qualquer dúvida me mande um email:pretosf@oi.com.br
Respondendo ao amigo anônimo:A cada nova partida o ECM é consultado sobre o combustível que está sendo usado.Se por algum motivo ele não conseguir definir que combustivel é esse ele terá dificuldade de funcionamento.Já vi vários de casos de bateria "cansada",quando se dá partida pela manhã a carga cai a ponto de apagar os dados do ECM.Isso gera dificuldade no funcionamento.Mas existem vários casos.Qualquer coisa me mande um email:pretosf@oi.com.br
Postar um comentário