terça-feira, 19 de junho de 2012

O carro esquentou..e agora?

O sistema de arrefecimento é responsável pelo resfriamento do motor.Esse sistema é bastante complexo,com vários componentes cada um com sua função.Ele é composto basicamente pelo reservatório de expansão,radiador,bomba de água,válvula termostática,sensor de temperatura(para informar ao motorista algum problema)as câmaras de resfriamento no bloco do motor,ventilador do radiador(ventoinha) água,aditivo e as mangueiras que conduzem a água.E como funciona esse sistema?O sistema funciona assim : logo que é dado a partida a bomba succiona a água,que vai para o bloco do motor.Lá está a válvula termostática,que tem a função de reter a água até que ela chegue á temperatura de trabalho do motor.Assim que é atingido essa temperatura,a válvula libera a água para o radiador e troca assim por outra água mais fria.O radiador tem a função de resfriar aquela água que foi aquecida pelo motor.Segue então esse ciclo fazendo com que o motor trabalhe na temperatura ideal.Mas se houver algum problema?
Várias são as causas de um aquecimento do motor.O principal é o não funcionamento do ventilador.Mas existe tambem vazamentos,bomba de água sem pressão,válvula termóstática travada etc..No caso do veículo aquecer com perda de água o melhor é rebocar até a oficina.A simples queima de um fusível pode causar aquecimento,caso esse fusível esteja relacionado ao funcionamento do ventilador do radiador.O aditivo é um componente importante não só no papel de arrefecedor mas também na conservação dos componentes metálicos do sistema.É recomendável verificar o nível da água diariamente ou no máximo semanalmente,sempre com o veículo ainda frio.E sempre que for a uma oficina solicitar ao mecânico que verifique o sistema quanto a vazamentos,ressecamento das mangueiras,ausência de aditivo,barulho na bomba de água,disparo do ventilador.Com isso você pode estar evitando problemas futuros.E cuidado com postos de gasolina que querem vender o aditivo alegando estar baixo o sistema.Vale lembrar que quando o carro está quente e o sistema funcionando pode gerar informação errada sobre o nível da água.A validade do aditivo é bem alta chegando á 50.000 km (long life,avermelhado).Abaixo tem um vídeo bem simples mas bastante interessante sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento.Fique bem atento na hora em que a válvula abre e há a troca de água,pois é assim que funciona mesmo sem a gente ver:
Até a próxima..
By Preto

Um comentário:

Alex - Inspiração Perfumes disse...

Amigo, meu Citroen Picasso Xsara 2.0, com 97.000 rodado, estava acionando a ventoinha em 2º estágio, não houve superaquecimento (indicado pelo painel), quais são as possibilidades de diagnóstico? No mesmo dia levei a um mecânico que foi indicado por uma amigo. As especulações, tentativas e erros foram: sensor com defeito, não resolveu; bomba d'água com defeito, quando abriu disse que estava com muita ferrugem, no sistema não havia água, só vapor quente. Que o sensor não acionou pq ele só faz leitura de água quente. A junta do cabeçote deveria ser substituído e o cabeçote precisava de retifica. Qual sua opinião? Fui enganado? Att Alex