terça-feira, 5 de junho de 2012

Amortecedores - Como funcionam?

 
Logo que foram criados os carros,os eixos eram fixados diretamente  á estrutura dos veículos causando um certo desconforto ao dirigir,até porque as estradas tambem não eram as melhores na época.Logo surgiu a necessidade de se criar um meio de minimizar esse desconforto.Surgiu então as molas que deixavam as rodas independentes e ajudava na dirigibilidade  e conforto.Mas com o passar dos anos foram criados veículos mais velozes( o primeiro carro não passava de 40 km/h) e com isso começou a surgir problemas com as molas,pois quando se passava em um buraco ou depressão a mola comprimida gerava energia acumulada que produzia vários movimentos de extensão e compressão,comprometendo a estabilidade do veículo.Então surgiu a idéia do amortecedor.Com seu funcionamento baseado em princípios hidráulicos ele tem a função de controlar as oscilações das molas,mantendo as rodas em contato permanente com o solo,estabilizando a carroceria do veículo.Com isso o dirigir se torna mais confortável,contribuindo também para a segurança e a economia de pneus e das peças relacionadas a suspensão.Segundo informações que colhi no wikipédia,um amortecedor abre e fecha cerca de 2600 vezes por quilômetro rodado.Isso quer dizer que com 30.000 km ele tem feito 78.000.000  esse movimento,gerando desgaste em seus componentes.Um amortecedor sem ação interfere diretamente no alinhamento do veículo,consumo irregular de pneus,pancadas ao cair em buracos,veículo sem estabilidade pricipalmente em curvas,além de vários outros problemas que interferem diretamente na segurança do usuário.Mas como identificar se um amortecedor está ruim?O teste mais prático e barato( e que vários mecânicos fazem) é muito simples:com a mão apoiada no capô do carro,coloque seu peso e solte bem rápido,ficando atento a quantidades de vezes que o veículo balança.Quando o amortecedor está bom geralmente ele balança no máximo duas vezes,parando repentinamente.Quando está ruim ele continua balançando mais vezes.Claro que esse não é o teste mais eficaz para se determinar a troca de um amortecedor.Existe um sistema chamado :Teste Dinâmico de Amortecedores,onde o veículo é colocado em uma plataforma vibrante ligada a um computador onde é analisado a eficiência e até mesmo a vida útil restante do amortecedor.Diante de todas essas informações você imagina o sujeito destruir todo o projeto de um engenheiro quando resolve rebaixar o veículo.Quem já andou em um veículo rebaixado sabe bem o que estou falando.O melhor a fazer é revisar a cada 10.000 toda a suspensão,lembrando também que existe outros componentes não menos importantes na suspensão como:buchas,tirantes,sapatas,pivôs,borrachas em geral que comprometem a vida útil do amortecedor.Até a próxima.
By Preto

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