quinta-feira, 24 de maio de 2012

Freios ABS.Características e Vantagens

Criado inicialmente para frenagem de aviões,o freio ABS( "Antiblockiersystem".) vem a cada dia se tornando um dos principais itens de segurança nos veículos.Tanto que o governo brasileiro determinou a obrigatoriedade do ABS em todo veículo que sair novo desde 2010.Sendo que neste ano a cota é de 8%,em 2011 passa a 15%,em 2012 passa a 30%,em 2013 pula pra 60% até chegar em 100 % em 2014.Mas como funciona esse sistema?Parte do principio de evitar o travamento das rodas evitando derrapagens e perda de controle do veículo.O sistema consiste de um módulo acoplado a uma unidade hidráulica que recebe sinais de sensores informando a velocidade das rodas.Esses sensores monitoram a velocidades das rodas e comparam com a do veículo.Quando existe a iminência de um travamento o sistema envia os sinais para o módulo que libera a pressão da roda em questão.Depois disso volta a pressão até que ocorra a parada do veículo.Esse ciclo pode ser repetido diversas vezes em frações de segundos.Essa operação causa uma vibração no pedal de freio quando se pisa fundo,que deve ser considerado pelo motorista como normal.Constantemente recebo na oficina reclamações de pessoas que não tinham carro com freio ABS e estranham quando acontece esse fenômeno.Mas isso faz parte do processo.abaixo uma pequena comparação de freios com e sem ABS:
Na Europa e Estados Unidos a proporção de carros com ABS chega a quase 100%.Esperamos que no Brasil esse número chegue a totalidade em 2014,mas já sabem quem vai pagar a conta,né?Compartilhei esse vídeo para se ter uma idéia da diferença do freio com e sem ABS:



By Preto.

2 comentários:

Antonio Castilho disse...

Olá, Preto, seu blog é bem legal, didático. Vou por um link do seu blog no meu blog. www.akikar.blogspot.com
Vamos trocar umas idéias.

Evanildo(Preto) disse...

Obrigado pelo comentário Antonio..Estou a disposição.É sempre bom trocar idéias e melhorar nosso aprendizado.