quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marcador de Combustível,Como funciona?


Um dos indicativos do painel mais vistos  pelos condutores em um veículo chama-se marcador de combustível.A pedido de um amigo(Melquisedec) vou postar hoje sobre esse assunto.Partirei do princípio de funcionamento.O medidor ou bóia fica dentro do tanque.É ele quem manda a informação para o painel.Mas como o medidor funciona?O medidor nada mais é que um resistor variável,onde sua resistência é ligada a uma bóia que oscila de acordo com a quantidade de combustível.Essa resistência é combinada com o marcador de combustível que fica no painel.Com isso quando se coloca combustível e a bóia se mexe há uma alteração de resistência.Logo haverá uma mudança na indicação do painel.E quando o painel deixa de marcar o que pode ser?Existe várias possibilidades:pode ser a bóia com a resistência partida,o painel com defeito ou até mau contato na fiação,que pode significar marcação incorreta.Cada medidor tem sua própria estrutura,embora o princípio seja o mesmo,pois sua confecção depende do formato do tanque.Na verdade nunca podemos confiar 100% no medidor pois não sabemos quando ele vai quebrar.Mas a vida útil dele é muito grande.
Sempre que for trocar o medidor procure utilizar um original pois um similar pode ter diferença na resistência e marcar incorretamente,fato verificado por mim diversas vezes.Espero ter contribuido mais um pouco ,mas caso tenham alguma dúvida,enviem para pretosf@oi.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

muito abrigado pela explicações

Evanildo(Preto) disse...

De nada amigo..satisfeito pela sua visita.