Um dos sistemas mais importantes do veículo chama-se:Freio.Haja visto que sua vida está confiada nesse sistema a partir do momento que o veículo se locomove.Sendo assim hoje resolvi falar sobre um dos componentes do sistema de freio: As Pastilhas.Primeramente vou dar uma breve explicação de como funciona um sistema de freio com pastilha.Quando o motorista pisa no pedal de freio o cilindro mestre pressuriza o sistema hidráulico de freio,e este por sua vez comprime as pastilhas contra o disco de freio(peça ligada diretamente á roda),com isso o atrito entre as pastilhas e o disco vai reduzindo a velocidade da roda até parar.
Esse atrito faz com que a pastilha sofra desgaste,já que ela é bem mais "mole" que o disco de aço.Mas a pastilha tem uma parte mais dura de metal que não pode ter contato com o disco,sob risco de perder o freio e consequentemente os discos.Veja abaixo um disco "arranhado" pelo metal da pastilha,fruto da displicência do usuário.
Algumas pastilhas tem um sonorizador para a avisar quando a pastilha deve ser trocada.Esse sonorizador consiste de uma lâmina de metal colocado em uma posição antes do fim da pastilha.Quando chega nesse limite,essa lâmina toca no disco e provoca um barulho horrível,fazendo com que o motorista leve o veículo até a oficina,muitas vezes sem saber o porquê desse barulho.Existe tambem um sistema mais moderno que indica no painel quando a pastilha chega no seu limite de uso,nesse caso a pastilha possui um sensor elétrico no seu corpo.Outro indicativo de problemas no freio é uma lampada no painel(geralmente a mesma do freio de mão).Ela é ligada á uma bóia elétrica no reservatório de óleo de freio,e serve para indicar que o nível do óleo está baixo.A origem do nível baixo de óleo pode ser por vazamento no sistema ou desgaste da pastilha pois quando a parte "mole" da pastilha é consumida o espaço que existia é ocupado por óleo.Esse óleo vem do reservatório que baixa o nível e faz acender a luz.
Quanto dura uma pastilha?Na verdade isso depende de vários fatores.De quem dirige,onde dirige e da própria composição da pastilha.Em média ela dura 20.000 km.Depois de todos esses anos observando cheguei a algumas conclusões: quem dirige nas grandes cidades desgasta mais do que quem dirige, por exemplo ,viajando longas distâncias.Isso porquê no anda-e-pára você pisa mais vezes do que viajando(experimente contar quantas vezes você pisa em um percurso pequeno na hora do rush).Outro fator importante para o desgaste é o hábito de pisar no freio por qualquer coisa,não costuma usar redução de marchas por exemplo.Veja abaixo a comparação de uma pastilha nova e uma usada para se ter uma idéia da diferença de material:
Então muito cuidado com as pastilhas.Dica:sempre que for trocar óleo ou levantar o carro por algum outro motivo,pede ao mecânico para conferir o estado das pastilhas e o nível do óleo de freio.Fique atento também na quilometragem.Você pode estar colocando em risco a sua vida e de outras pessoas também.
Sugestões sobre novos assuntos podem colocar nos comentários.By Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário