A Junta Homocinética é uma das peças mais importantes do sistema de tração do veículo.Ela é a responsável por transmitir a força do motor para as rodas e possibilitar que o carro continue em movimento mesmo quando giramos as rodas pra fazer uma curva,por exemplo.Elas fazem a ligação entre os semi-eixos e os cubos das rodas.É uma espécie de "rolamento articulado".E como todo rolamento tem sua vida útil,muitas vezes reduzidas por um simples cuidado geralmente ignorado:a manutenção perfeita da coifa(aquela sanfoninha que protege a junta de água e areia).Então sempre que for fazer algo que precise levantar o veículo verifique a coifa quanto a vazamentos de graxa e rasgos.Com isso vc estará estendendo a vida útil da junta.Abaixo temos uma aninação que mostra como funciona uma junta.
Quando se identifica uma falha na coifa é necessário a sua troca imediata.Existe no mercado alguns kit´s próprio para essa troca
Mas quando se escuta estalos ao fazer giro,barulhos metálicos quando está em movimento pode ser que a junta já esteja comprometida.Nesse caso a única solução seria a troca.Uma junta dura em média 50.000 km.No caso de sua quebra o veículo só pode se locomover por reboque pq ele perde a tração.Engata-se a marcha mas não consegue se locomover!
5 comentários:
Boa matéria parabéns.
obrigado
Informações super importante de multimarcas.
Ahomocinetica do gol bola 1.0 dá certo,ou guenta no 1.6?
Parabéns a matéria esta bem explicada!
Postar um comentário