Com a evolução dos veículos veio a a injeção eletrônica.Necessitando de uma pressão mais uniforme e constante surgiu a bomba elétrica.Como o próprio nome já diz ela é acionada eletricamente.O sistema de injeção eletrônica trabalha com uma pressão bem superior á mecânica.Enquanto a antiga trabalhava em torno de 0,8 a 1 bar a mais nova trabalha numa média de 3 a 4 bar dependendo do sistema.
O sistema de acionamento da bomba elétrica é bem complexo,o que faz com que muito mecânico se "enrole"na hora do diagnóstico.Esse sistema é comandado pelo módulo de injeção.Sendo assim o fato dela não funcionar pode ter várias causas,e nem sempre a bomba é a culpada.Dois aspectos devem ser verificados no diagnóstico de uma bomba:se ela recebe alimentação e se a pressão/vazão está correta.Caso não receba alimentação o problema é elétrico.Se ela funciona normal mede-se então a pressão.Um dos fatores para a falência da pressão é combustível sujo ou o deslocamento do filtro interno(peneira)que fica acoplada na bomba.Além da pressão deve se verificar também a vazão.Existe equipamento apropriado para esses testes.Hoje em dia já existe o refil (bomba avulsa)não sendo mais necessário a troca completa.Deve-se atentar porém no combustível que o veículo utiliza.Caso ele seja flex ou álcool a bomba tem um tratamento anticorrosivo especial na sua produção não sendo intercambiáveis entre si.Recomendo o abastecimento em um só posto de confiança e sempre pedir nota fiscal,só assim você pode brigar quando a causa da queima da bomba for combustível.
2 comentários:
Tenho um celta 2006/2007 1.0 8V Flex. Num certo dia começou a ter problemas para pegar, aciono na chave e depois dou a partida e com muita dificuldade liga. Troquei o reservatório de partida a frio e coloquei podium no mesmo dia o carro pegou de primeira e já no dia seguinte a mesma dificuldade. Troquei só filtro do combustível pois o que indica nunca foi trocado, tentei e nada. Será a bateria? Alternador? Por priorizar o uso do etanol?
Caro Talvane,tem uma postagem falando sobre combustivel obde tem algumas dicas.Tem também sobre sonda Lambda que infuencia nesse aspecto.O fato é que vários fatores podem causar essa demora.O ideal seria passar um scanner e emsmo que não tenha códigos de falhas ficar atento aos valores dos sensores.Qualquer dúvida:pretosf@oi.com.br.
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