Os principais componentes do motor de partida são:
INDUZIDO:peça responsável pela rotação do motor de partida.Utiliza o princípio básico de um motor elétrico.Tem um coletor de cobre que se desgasta com o uso,devido as escovas deslizarem sobre ele.
CATRACA ou BENDIX(como era antigamente chamada):
responsável pela transferência de rotação do motor de partida para o motor.Tem como particularidade girar livre para um lado e travar para o outro.O motivo disso é que quando o motor do veículo funciona ele tem uma rotação bem maior que a do motor de partida e caso não houvesse essa particularidade o motor de partida seria triturado pelo motor do veículo(devido a alta rotação).
ESCOVAS: necessárias para o funcionamento
do motor de partida tem uma vida útil de aproximadamente 60 mil quilometros,dependendo do modelo.Uma dica pra se economizar as escovas é soltar a chave assim que o veículo funcionar evitando assim giros desnecessários.
Existe também alguns modelos de motor de partida que permitem a troca das buchas que quando estão desgastadas fazem o motor de partida ficar pesado sobrecarregando as peças internas e a bateria do veículo.Com o avanço da tecnologia algumas melhorias foram implantadas no motor de partida afim de melhorar seu desempenho e vida útil.Algumas dessas mudanças:a substituição das bobinas responsáveis pelo campo magnético por barras magnéticas(imãs) evitando assim desperdício de corrente na partida.A inserção de planetárias(engrenagens redutoras) conseguindo com isso rotações maiores com a mesmo consumo.Buchas mais resistentes.Com isso os motores de partida ficaram cada vez menores e mais eficientes.Abaixo tem um vídeo mostrando o funcionamento do motor de partida:
2 comentários:
depois dar uma aulinha sobre bicos injetores, injeção e seme injeção valeu
obrigado antonio7913.Breve novas postagens...
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