Um dos precursores da injeção eletrônica é o bico injetor.Ele é responsável pela injeção de combustivel no motor para ser queimado.No início era só um bico(monopoint),mas logo foi introduzido o sistema de um bico para cada cilindro(multpoint),otimizando assim a injeção de combustível.Mas como ele funciona?
O bico injetor nada mais é que um solenóide que movimenta um eixo quando é energizado.Ele fica instalado em sistema pressurizado de combustível.Ao movimentar esse eixo o solenóide dá vazão ao combustível.Veja na foto abaixo o princípio de funcionamento de um bico injetor:
Ouve-se muito falar em regulagem de injeção eletrônica,o que não existe.Na verdade quem comanda esse sistema é o módulo de injeção(ECM),que possui em sua memória um mapeamento responsável pela injeção de combustível,não sendo possível alterações ou regulagens.O que na verdade pode ser feito é limpeza nas peças que trabalham com combustível,principalmente se for gasolina.Com o tempo acumula-se sujeira vindo do combustível(carbonização).Quais os principais sintomas de um bico sujo?Falhamento,perca de potência,alto consumo,marcha lenta irregular,desgaste prematuro de velas,carbonização interna do motor etc..É aconselhável a cada 10.000 km fazer limpeza nos bicos,ou sempre que perceber algum dos sintomas citados.O hábito de utilizar aditivo no combustível tambem ajuda na limpeza e evita a formação de borra nos bicos injetores.Até a próxima postagem....By Preto.
4 comentários:
Muito bom, e tem também o aumento de consumo e principalmente o aumento dos índices de gáses indesejados, aumento da poluição. Um bico sujo e tá tudo perdido, não vai adiantar nada fazer inspeção veicular e não manter os sistemas em estado de perfeito funcionamento.
Grande abraço a todos. Castilho
Os bicos funciona com corrente contínua e um negativo que pulsa no seu tempo serto?
Exatamente amigo.Esse pulso vem do Módulo de injeção e sua frequência é quem determina a injeção de combustível.Esse pulsos são baseados em vários valores que vem dos sensores!
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